terça-feira, 27 de julho de 2010

TI - Inglês, Pós ou Certificação

Bom, o assunto é um tanto polemico, mas resolvi abordar. Hoje em um mercado muito competitivo como o de TI temos que aprender todos os dias e principalmente fazer uma coisa chamada "Learning to Learn", voces sabem o que é? Pois bem, isto significa aprender a aprender. Hoje os profissionais são cadas vez mais dinâmicos... Java, .Net, GWT, Delphi, C#... são algumas das linguagens, plataformas, framework que existem no mercado. São muitas e muitas opções, porém na hora de entrar no mercado bate aquela dúvida, o que devo fazer primeiro, cursar uma pós, certificação ou um curso de Inglês? Bom, com certeza Inglês, depois certificação e por ultimo a Pós. Hoje as empresas de TI, as grandes, estão também no mercado internacional, a globalização, isso exige cada vez mais dos profissionais de TI que o inglês esteja afiado e assim poder fazer trabalhos lá fora. Existem empresas, ja trabalhei em uma, que tem vaga em NY e não consegue preencher porque não acha profissional com ingles fluente, nivel avançado. Bom em segundo com certeza vem a Certificação, pois com ingles e certificado dificilmente voce vai passar desapercebido no mercado, pois a certificação hoje é quase um item obrigatório para muitas empresas. Existem empresas que incentivam a certificação, pois é importante para a empresa que também busca sua certificação. Em um mercado voraz a certificação é uma espécie de solução mágica da longa vida, voce com certeza vai ficar mais tempo empregado e caso saia, ela vai ajudar a abrir novas portas. Bom, por ultimo a Pós, mas esta é importante também porque ja é item obrigatório em várias empresas, pelo menos cursando elas cobram e quando voce ja é pós-graduado eles valorizam. Então, na ordem 1º Ingles, 2º Certificação, 3º Pós mas lembrem-se não é 1 ou 2 ou 3....tem que cursar tudo, conseguir os 3, pois ai voce fica por muito mais tempo no mercado, mas também não esquecer do "Learning to Learn", pois saber aprender é super importante, atualização, upgrade na carreira é sempre necessário.....então....Vamos estudar mais e mais.

Um comentário:

Dany disse...

Gostei do assunto a ser abordado...
Eu acho que Inglês é fundamental em todas as áreas, principalmente por causa da álido.globalização, como vc citou... mas se der pra conciliar inglês e mais alguma outra atividade seria bem válido.
Já entre uma certificação e um especialização, por essa visão que vc fez, tb concordo com essa ordem, mas infelizmente o custo dessas certificações são bem altos... acho que por causa disso que se acaba fazendo um especialização.. que tb não deixa de ter a sua importancia.
Parabéns pelo assunto abordado