quarta-feira, 28 de julho de 2010

RUP X SCRUM

Bom mais um tema que gera muita polêmica no meio da área de TI. RUP ou SCRUM? O que voce analista, gerente de projetos prefere?
RUP(Rational Unified Process) da IBM um modelo muito utilizado em grandes equipes, grandes projetos hoje muito utilizado em fabricas de software. Método da engenharia de software que utiliza abordagem da Análise Orientada a Objetos, a UML é utilizada como base para sua documentação de software. O ciclo de vida do Software é um espiral, sendo assim Iterativo, onde pode-se determinar o tamanho das iterações. Voce poderá ter em um periodo uma release do soft.
No RUP prevalece a documentação, controle de Escopo, Requisitos, Qualidade e equipes bem definidas, seus papeis. O RUP é pesado, mas pode ser utilizado em projetos de menor porte, porém não é aconselhável.

Baseado em métodos ágeis o SCRUM preza pelo software acabado, pois software acabado é software rodando. A documentação não tem muita ênfase, pois no SCRUM o código pronto e rodando. Não utilizei o SCRUM, mas cheguei a ver que nele os papeis não são bem definidos como no RUP, pois no SCRUM só temos 3 papeis e estes assumem tudo são eles: Scrum Master(SM), Product Owner (PO) e o Team (Equipe). Apesar de usar o ciclo em espiral as Iterações do Scrum são bem definidas as Sprint´s que podem ter até no máximo 4 semanas. Olha é uma metodologia ágil, portanto tudo é muito rápido e isto facilita o desenvolvimento, pois ele é o foco, produto pronto, código, software rodando. No RUP existe a liberdade para definir o tamanho da iteração.

Minha opinião:

Bom, o RUP é iterativo seu ciclo é espiral, pesado, enfase na documentação, equipes com papeis bem definidos e hoje utilizo o RUP, pois ja trabalhei em 2 projetos diferentes com RUP e apesar de achar pesado, gostei achei interessante, pois a questão documentação do Software é sempre muito importante.
O SCRUM nunca utilizei, mas ja vi equipes trabalharem nele e os resultados foram bons, apesar de não ter um papel bem definido, seu time é bastante determinado e isto é muito válido. A codificação é pesada e se estiver tudo certo....é isso ai, software pronto é software rodando. Em projetos pequenos ele é muito bom, porém se a documentação for importante no SCRUM isso vai atrapalhar um pouco.
Não sei ao certo, mas hoje, ja que trabalhei no RUP, poderia recomenda-lo, porém o SCRUM me atrai e acho que o XP deve ser sim utilizado. Bem, quero a opinião de voces. Valeu!

5 comentários:

Fernando Romeiro disse...

Olá Marcelo!

Bom meu caso é oposto ao seu, pois utilizo SCRUM nos meus projetos e tenho resultados muito bons. O SCRUM é uma metodologia ágil, que se aplica a desenvolvimento de projetos que precisam ser entregues em um tempo relativamente curto. Concordo contigo em relação à documentação, SCRUM não prima por uma documentação, entretanto já ouvi relatos de pessoas e equipes que conseguiram consiliar SCRUM com uma boa documentação. Aliás é nisto também que tenho trabalhado.

É isso. Parabéns pelo blog.

Abraços.

Claudio Moura disse...

Pessoal, é difícil fazer uma comparação entre estas duas metodologias. O Rup por exemplo, se for instanciado por completo se torna inviável e extremamente pesado. O Scrum por sua vez, se no futuro você precisar de uma boa documentação para expansão ou modificações puntuais vai sofrer um pouco. O que é utilizado, na realidade, são instâncias mescladas. Um RUP com cara de agile, um SCRUM um pouco mais documentado.

O mais importante é: Para cada projeto uma necessidade diferente.

Eu sou funcionário da IBM e no meu projeto atual, não utilizamos o RUP. Utilizamos uma metodologia ágil (Própria da IBM) devido ao alto número de mudanças requeridas pelo business, mas temos uma documentação muito forte.

Fica aí minha opinião.

Abraços!

Adalberto Brito disse...

Sou adepto de uma mescla das 2 metodologias, concordo plenamente com nosso amigo Claudio Moura.

Abraço marcelão terrorista, da próxima vez manda a gente sair da sala antes de explodir alguma coisa nela. kkkkkk

Francisco Vital disse...

Bom Dia Marcelo,

Muito interessante esse tema e fruto de boas discussões sobre as melhores práticas e metodologias de desenvolvimento que levam à melhorias nos processos.

Gerencio os projetos da Bessa's Technology e utilizamos os processos do SCRUM por meio de uma ferramenta chamada FireScrum('ferramenta esta utilizada pelo CESAR.EDU' - http://bessastechnology.com/firescrum/) e também utilizamos RUP principalmente na fase inicial do projeto, essa mescla entre RUP X SCRUM tem nos dado bons resultados em nosso ambiente de trabalho e facilitado o desenvolvimento dos mesmos.

katiely disse...

gostaria de encontrar um conteudo relacionado a documentação dentro do scrum, presiso desse conteudo o mais rapido possivel, pois esse e o tema do meu tcc. Desde ja agradeço sua colaboração meu endereço e:katielyfeitosa@hotmail.com