terça-feira, 17 de junho de 2008

Desenvolvedor, Como fazer para não parar no tempo

Existem vários caminhos a serem seguidos e um profissional tem que se especializar sempre, tem que estar sempre aprendendo. Nós que somos profissionais de tecnologia não podemos de forma alguma estar acomodado, acho que uma grande virtude de qualquer proficional é o Learn to Learn, aprender a aprender. Nó temos o compromisso de sempre estar buscando novos caminhos, novas tecnologias e soluções. Com base nisso é que eu vejo que a pergunta acima, titulo deste post, torna-se dificil de se responder quando o proficional se acomoda e deixa o tempo passar.
Os caminhos que podem ser seguidos por profissionais desenvolvedores podemos citar como exemplo uma especialização em Área de negócios agregando conhecimentos em um segmento vertical da empresa adicionando a sua habilidade técnica o conhecimento de processos. Quanto mais você conhece o negócio da empresa mais fácil de solucionar os problemas. Um desenvolvedor pode se especializar em um segmento vertical e isto é muito interessante. Outro caminho é o desenvolvedor melhorar mais ainda seus conhecimentos na área em que atua, pois se você não quer abandonar o desenvolvimento pode fazer uma especialização técnica se aprofundando em outras linguagens aprender design, criação de interfaces, etc. Uma boa opção é especialzação em engenharia de software e trabalhar com desenvolvimento ágil, SOA entre outros. UML e Design de projetos em JAVA é um caminho muito promissor. Bom, particularmente tem uma área que acho muito interessante e quepode render uma boa grana para os desenvolvedores, é a do Gerenciamento de Projetos e que está em alta no mercado. O ponto alto é a certificação PMI que tem suas camadas, CAPM, PgMPSM e PMP. Este mercado é muito interessante, pois um projeto para ser bem executado precisa de um ciclo de vida muito bem elaborado e gerenciado.
Em 2008 os investimento em TI devem chegar proximo dos R$ 70 bilhões e muitos projetos podem atrasar ou até mesmo chegar ao ponto de não serem entregues. A falta de um profissional pode detonar um projeto e atrapalhar as empresas do segmento de TI. nós temos que ficar atento, pois se você acha que o desenvolvimento não vai muito longe pra você, então arrisque em umas destas áreas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha quem estar aqui! ^^
SAudades de vc e da galera!!
Beijuss


http://www.marcycoimbra.com

Anônimo disse...

Vi uma palestra sua na semana de informatica do senac e gostaria de ter contato com o senhor. se possivel me manda um email :d
warlock@ofm.com.br

AdriBarros disse...

Eita, encontrei vc. Risos. Só quer ser... Beijos.
Adri Barros